sexta-feira, 13 de julho de 2007

Tubarão!!!


Caros leitores, nos últimos dias tem sido observado um tubarão a rondar a nossa costa. Dizem... que é um tubarão. Pois bem. Assim sendo, de acordo com a descrição feita por aqueles que tiveram a oportunidade de o observar, e após alguma investigação, Mokamar concluiu que se trata de um Tubarão Azul, habitualmente designado, pelos pescadores, de: “Marracho”. Não sendo autoridade na matéria, Mokamar entende que não é uma espécie perigosa, mas...se calhar... vou guardar o mergulho deste fim-de-semana para mais tarde.

O nosso Viagra (André) é que, mesmo assim, tem tido alguma coragem, agarrando na prancha e atirando-se ao mar. Boa Rabexinho. Já agora, abaixo registo o que consegui saber sobre o “peixinho”.

O Tubarão azul, também conhecido por “Marracho”, é assim designado devido à sua cor azul. Possui olhos grandes, uma barbatana peitoral longa e cresce até 4 metros. Encontra-se normalmente em mar aberto e raramente chega muito perto da costa ou dos humanos. Estes tubarões viajam milhares de milhas por ano, tendo como base de alimento principal lulas e pequenos peixes em qualquer lugar desde a superfície até 450 metros de profundidade. Os seus dentes são pontiagudos e serrados. O Tubarão Azul é considerado os menor tubarão entre os ditos “Grandes Tubarões”. Alimenta-se geralmente de lulas mas pode comer qualquer coisa. Segundo a organização 'The International Shark Attack Files' foram registados, até ao momento, 32 ataques com 3 fatalidades e nenhuma delas em Portugal.

Classificação :
Reino – Animalia Filo – Chordata SubFilo – Vertebrata Classe – Chondrichthyes
Subclasse – Elasmobranquios Ordem – Carcharhiniformes Familia – Carcharhinidae Género – Prionace Espécies - Glauca

Ataques de tubarões em Portugal – o único registo confirmado de um ataque, não provocado, de um tubarão em Portugal ocorreu ao largo dos Açores. Um operador cinematográfico foi atacado por uma tintureira, da qual se defendeu utilizando a caixa estanque da câmara. Para além deste, já se registaram ataques de cações e tubarões martelo a caçadores submarinos, sem consequências fatais).

Em Rabo de Peixe, por vezes confunde-se o animal em causa (Marracho) com a nossa conhecida “tôtôrêia” (Tintureira). Senhores, nada de confusões. Mas...certo é que estes animais têm todos “ques baleias duns dentes”, portanto: tenham medo... tenham muito medo...

P.S: Digam lá se, quando se fala em tubarões, não vem logo á cabeça aquela música a que o Spilberg nos habituou com as várias sequelas de"Jaw"?
Taram...taram...tarantantam...tarantantam..., mãezinha!!!

Saudações marítimas.


2 comentários:

Carlos Estrela disse...

Sim senhor. Que grande descrição. Melhor só no Discovery. A propósito, a notícia também foi divulgada na rádio atlântida.
Abraço

Anónimo disse...

Lindooooo...