segunda-feira, 5 de março de 2007

O eterno problema!

Foto: (Ruben Farias)


Habitualmente, ao Domingo, não perco a oportunidade de visitar o nosso porto de pescas. Este Domingo não foi excepção. O percurso é quase sempre o mesmo. Percorro todo o porto e depois, no regresso, paro a viatura (sim porque não vou a pé) junto a uma “casinha” existente -futura bomba de combustível. Como sempre, com o olhar, percorro a nossa costa (de Rabo de Peixe). A nossa costa é bonita. Alta e verdejante, nesta época. Mas reparo que para além do verde das plantas e do negro das rochas há lá mais qualquer cor... “Que engraçado, estou a ver pontinhos de vermelho, azul, ena... tantas cores. E que giro... parecem rios… a correr rocha abaixo.” pensei. De repente fez-se luz: “Claro, é o lixo!”, pensei. Pois é. Os resíduos (vulgo lixo) pareciam rios. “ Que engraçado, quase que adivinho em qual é a casa que “nasce” aquele rio... e aquele também... bom...”
Baixei o olhar. Meu Deus. Que cenário. Tanto lixo amontoado, na agua, junto à área de acção do Travell-Lift (Máquina usada para colocar e retirar as embarcações da agua).
Ali estava aquele “cardume” de lixo a boiar, mas... respirei fundo de alívio.
Lembrei-me que, existem associações na nossa ilha que estão muito PREOCUPADAS com o lixo no porto de Rabo de Peixe, e como em Outubro último, vieram cá almoçar... desculpem, digo, limpar (o almoçar foi só para rimar), só tenho de ligar para eles... mas já não me recordo do nome da Associação... acho que é qualquer coisa Minguante ou será Crescente...Bom, não me lembro. Já sei, vou já ligar ao meu amigo Carlos Estrela, que, na altura certa, também os “felicitou”...ele deve saber o nome.

Sem comentários: